Choose your language

Notícias

Abiquim realiza VI Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos na empresa Clariant
Evento será realizado em Suzano (SP) e promoverá a troca de experiências entre as comunidades vizinhas a indústrias químicas do País.

São Paulo — A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) promove a sexta edição do Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs), que será realizado em 17 e 18 de agosto(quarta e quinta-feira), em Suzano (SP) e sediado pela empresa Clariant. O evento é uma iniciativa da Comissão de Diálogo com a Comunidade da Abiquim, coordenada pela assessora de Comunicação Corporativa da Unipar Carbocloro, Sylvia Tabarin Vieira, e é realizado anualmente desde 2011.

A Clariant apoia a organização do Encontro Nacional de CCCs deste ano, que reunirá cerca de 60 participantes, representantes de CCCs das empresas Clariant, Unipar Carbocloro, Basf, Nitro Química e Braskem, além de CCCs do Polo Petroquímico de Triunfo, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC). Também participarão do encontro representantes das empresas Arlanxeo, Vale Fertilizantes, Stepan Company, Oxiteno e Monsanto.

“As atividades que realizamos com o apoio do Conselho Comunitário contribuem para fortalecer nosso elo com as comunidades próximas ao complexo industrial de Suzano e manter uma comunicação estreita com todas as partes interessadas. Sediar este encontro é motivo de satisfação porque, além de alinhar-se ao Programa Atuação Responsável®, a iniciativa está associada ao nosso pilar estratégico ‘Criar Valor com a Sustentabilidade’”, afirma Paulo Itapura, Gerente de Sustentabilidade & Assuntos Regulatórios da Clariant para a América Latina.

O encontro começa às 15 horas do dia 17 de agosto, quando serão feitas as apresentações das ações desenvolvidas nos CCCs em 2015. Em seguida, será realizada uma dinâmica de grupo onde os participantes debaterão as expectativas dos CCCs e como potencializar o engajamento e a participação dos moradores. As sugestões apresentadas serão tema da sala “Transparência e Diálogo com a Comunidade” do Congresso de Atuação Responsável, em 18 e 19 de outubro.

No dia 18 de agosto, os participantes visitarão as instalações da Clariant e assistirão à apresentação do projeto A Música Venceu, na Escola Estadual Professora Jussara Feitosa Domschke, em Suzano (SP). O projeto é patrocinado pela empresa e realizado há mais de cincos anos pela Fundação Bachiana, uma entidade sem fins lucrativos, liderada pelo maestro João Carlos Martins.

Atualmente o projeto atende mais de 100 crianças da comunidade localizada próxima a planta da empresa e é sediado na própria Escola Estadual. As crianças que participam do projeto têm aulas de violino, viola, violoncelo, percussão e teoria musical. Também são realizados ensaios de coral e de camerata. “A apresentação será realizada na quadra coberta da escola e terá participação dos alunos do projeto, dos músicos da Orquestra Bachiana, que serão regidos pelo maestro João Carlos Martins”, conta Maria Isolina Noguerol, gerente de Comunicação da Clariant.

O Encontro Nacional de CCCs foi criado com o objetivo de oferecer uma oportunidade para que conselheiros de diferentes regiões do País possam trocar as experiências realizadas em suas comunidades e, assim, implementar e/ou adequar novas ideias em suas localidades. “Além de ser um evento em que os conselheiros podem aprender com as experiências vivenciadas em outros grupos, este ano eles também terão a oportunidade de preparar parte do conteúdo que será trabalhado na sala temática Transparência e Diálogo com a Comunidade no Congresso do Atuação Responsável. O Encontro será o momento de discussão, reflexão e preparação de um projeto que seja comum a todos os CCCs do Brasil. Acredito que será uma experiência muito rica e única para todos”, explica a coordenadora da Comissão, Sylvia Tabarin Vieira.

Os CCCs são formados por representantes de comunidades localizadas no entorno de indústrias químicas, que atuam voluntariamente a fim de disseminar informações importantes sobre questões voltadas à saúde e segurança das pessoas que convivem próximas às regiões industriais. Os CCCs se reúnem periodicamente com o apoio das empresas, para preparar as comunidades para eventuais situações de emergência, além de debater e criar ações e projetos relacionados aos requisitos do Programa Atuação Responsável®, que propõe melhoria contínua nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

Encontros anteriores —A primeira edição do Encontro Nacional de CCCs aconteceu em 2011 na planta da Unipar Carbocloro, em Cubatão - SP. Desde então, a bem-sucedida experiência repetiu-se anualmente por iniciativa da Comissão Diálogo com a Comunidade: em 2012 em Belford Roxo - RJ (na Bayer); em 2013 no Polo Petroquímico do Sul, em Triunfo - RS (com apoio da Innova); em 2014 em Maceió - AL (na Braskem); e em 2015 em Guaratinguetá – SP (na BASF).

A Comissão Diálogo com a Comunidade da Abiquim tem como missão estratégica fomentar a credibilidade das empresas químicas junto às comunidades de seu entorno, por meio de ações transparentes de diálogo, utilizando o Programa Atuação Responsável® como instrumento, o qual entre outras ações prevê a criação de CCCs. Portanto, a Comissão reúne periodicamente associadas que possuem CCCs (ou que têm interesse em cria-los), a fim de discutir e trocar experiências e práticas coordenadas por elas durante a implementação de seus CCCs. A Comissão também coordena as regras e o manual para a criação e manutenção de CCCs, constrói indicadores para sua avaliação, promove o Encontro Anual de CCCs e coordena a participação dos CCCs no Congresso de Atuação Responsável, realizado a cada dois anos.

Associação Brasileira da Indústria Química(Abiquim), é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

A Clariant é uma das líderes globais em especialidades químicas, com sede em Muttenz, próximo a Basel, na Suíça. Em 31 de dezembro de 2015, a companhia empregava 17.213 colaboradores. No ano fiscal de 2015, a Clariant registrou vendas de 5.807 bilhões de francos suíços com seus negócios em operação. A empresa reporta seus resultados em quatro áreas de negócios: Care Chemicals, Catalysis & Energy, Natural Resources, Plastics & Coatings. A estratégia corporativa da Clariant baseia-se em cinco pilares: aumento da rentabilidade, reposicionamento do portfólio, criação de valor com sustentabilidade, inovação e P&D, e intensificação do crescimento.

Fonte:
http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=325567

Analitica Latin America

Local

São Paulo Expo
São Paulo, Brasil

Data & Horário

26 a 28, Setembro de 2017
Das 13h00 às 21h00

Analitica Latin America

O principal objetivo da Analitica Latin America é proporcionar um espaço ideal que gere oportunidades de negócios estratégicas aos expositores e visitantes trazendo sempre as novidades e últimas tendências do setor.

A feira se destina a profissionais das indústrias farmacêutica, cosmética, alimentícia, petroquímica, química, analítica, entre outras.

Apoio Institucional    



Apoio    
5

5

5

1

1